domingo, 21 de Fevereiro de 2010

Resumo - Volta ao Mundo em 80 dias - Júlio Verne

O livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias” conta a história de um inglês bem-educado, culto e rico chamado Phileas Fogg.
No início do livro, o Sr. Fogg recebe em sua casa o seu novo criado particular, o francês Passepartout. Nesse mesmo dia, enquanto jogava whist com outros membros do Reform Club e discutiam o recente assalto ao Banco de Inglaterra, Fogg afirmou que seria possível ao ladrão em fuga dar a volta ao mundo em em oitenta dias. Esta afirmação causou uma acesa discussão entre os jogadores que acabam por fazer uma aposta com Phileas Fogg: Stuart, Fallentin, Sullivan, Flanagan e Ralph apostaram quatro mil libras contra vinte mil libras de Fogg em como este não conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias. Feita a aposta, Phileas partiria nessa mesma noite, dia 2 de Outubro, e regressaria a Londres dia 21 de Dezembro, quando faltassem exactamente quinze minutos para as nove da noite. E foi assim que, acompanhado pelo jovem Passepartout, o nosso herói iniciou uma grande aventura.
Após ter ultrapassado Paris, Turim e Brindisi, foi em Suez que Fogg se tornou suspeito do teimoso detective da Scotland Yard, Sr. Fix, que encontrou várias semelhanças entre o Phileas e o assaltante do Banco de Inglaterra. O detective imediatamente pediu um mandado de captura para Londres. A partir daqui, Phileas Fogg foi permanentemente perseguido pelo detective Fix. Os dois companheiros seguem viagem desde o Egipto à Índia, depois a China, o Japão, os Estados Unidos e, finalmente regressam a Inglaterra. Na sua jornada usam diferentes meios de transporte da época - vapores, comboios, carruagens , e até mesmo um elefante. São também várias as personagens com quem se cruzam e criam amizade. É o caso de Aouda, uma bela indiana que é salva pelos nossos heróis e dois novos amigos, Sir Francis e um jovem persa, de ser sacrificada. Os sentimentos entre Fogg e Aouda vão crescendo ao longo da viagem.
Desconhecendo que o verdadeiro assaltante do Banco de Inglaterra, um certo James Strand, fora preso a 17 de Dezembro em Edimburgo, o detective Fix prende Fogg quando este chega ao cais de Liverpool. Este acontecimento acaba por atrasar o nosso herói que, após ter sido libertado, ter esmurrado o nariz do detective e ter apanhado um comboio especial para Londres, acaba por verificar que perdera a aposta por cinco minutos. Seguiu para casa com Aouda e Passepartout. No dia seguinte, Passepartout dirige-se ao Reverendo Samuel Wilson para marcar o casamento de Fogg e Aouda. É então que descobre que era Sábado e não Domingo, logo não tinham perdido a aposta. Como a viagem fora feita sempre em direcção a Oriente, isto é, contra o sol, os dias diminuiram tantas vezes que acabaram por ganhar um dia!
Fogg reclama a sua vitória e assim termina o livro.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gostei muito do livro volta ao mundo em 80 dias

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Depende das edições, mas normalmente tem mais ou menos 230, 240 páginas

      Eliminar
    2. gostei mais também depende porque o resumo fala muito pouco do livro

      Eliminar
  4. o livro e muito bonito mas tem uma linguagem muito avançada

    ResponderEliminar
  5. obg cara, vc alem de me ajudar para um trabalho de redação, fez tbm a linguagem doo livro ficar menos complexa .

    ResponderEliminar
  6. Li esse resumo 2 vezes seguidas para uma atividade da escola,que vou ter hoje.
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  7. Faltou um pouco mais de detalhes mais ficou mt bom
    thanks

    ResponderEliminar
  8. muito obrigada pelo resumo o que o senhor fez por que a nossa ale acordo com livro você me ajudou perfeitamente a conseguir fazer uma redação é o que aconteceu semana passada muito obrigada mesmo sem contar que eu tirei dez por causa do seu resumo obrigada beijos. E obg

    ResponderEliminar